Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Especialista dá dicas sobre postura no trabalho

Ilustração: Beto Soares/Revista Proteção
Quando você sai do trabalho fica com as costas doloridas ou com algum incomodo na região do ombro?

Caso sua resposta seja sim, cuidado, sua postura possivelmente está inadequada na hora de sentar. Profissionais que trabalham muito tempo em frente ao computador devem ter atenção redobrada.









De acordo com Ângela Lepesqueur, fisioterapeuta especialista em coluna e diretora do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral em Brasília, determinadas posições podem comprometer a coluna cervical do ser humano. Por isso, tomar alguns cuidados com a postura são fundamentais para evitar problemas sérios na coluna e garantir uma saúde perfeita no dia a dia do trabalho ou no horário do estudo.

Segunda a fisioterapeuta, inicialmente deve-se ter atenção com os móveis que são são utilizados. “A cadeira deve ter uma altura adequada, para que os pés fiquem bem apoiados no solo. O encosto deve ser confortável e se adequar bem às costas. Além disso, a pessoa deve manter o objeto central da atividade na altura dos olhos”. Para quem escreve, há a necessidade de um apoio, para manter o grau de inclinação adequado. Exageros também devem ser evitados. “As pessoas não devem manter a mesma postura por mais do que 40 minutos. O ideal é que ela faça pequenas pausas, se levante, tome uma água e volte aos estudos”, indica Ângela.

O ambiente de estudo ou do trabalho deve também ser bem iluminado, afirma Ângela Lepesqueur. Assim, além de prevenir danos à visão, ainda evita que a pessoa fique em uma posição desconfortável para a leitura. “O ideal é que se tenha à disposição uma mesa de apoio, que não pode ser muito alta, pois os braços vão permanecer longos períodos elevados, ou muito baixa, porque a coluna terá que se curvar para alcançá-la”, aponta a fisioterapeuta.

Data: 29/09/2010 / Fonte: Revista Proteção

2 comentários:

  1. Adorei a postagem, pois é muito útil não só para quem trabalha sentado, mas também para muitos adolescentes quando estão sentados em frente aos seus computadores onde a maioria passa boa parte do tempo, não só estudando como tendo seu momento de lazer. Parabéns, o texto foi muito bem escrito e não deixou dúvidas.

    ResponderExcluir
  2. As empresas deveriam inserir em seus ambientes de trabalho a Ginástica laboral que nada mais é o conjunto de práticas de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, com a finalidade de colocar previamente cada pessoa — e todos — da equipe ou grupo de trabalho bem preparadas para o exercício do labor diário. Mas como ainda muitas empresas ainda não adotam esse tipo de Ginástica, o jeito é adequar o ambiente de trabalho como diz a fisioterapeuta Ângela Lepesqueur, pois o trabalhador necessita estar bem em seu ambiente de trabalho para poder exercer suas funções da melhor maneira possível. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir